O Cloud Computing é um conceito de computação em nuvem onde os computadores e sistemas da empresa se conectam através da internet a servidores físicos que armazenam todos os dados, sem ter a necessidade de servidores próprios.
Ao optar por este tipo de modalidade dentre todos que existem no mercado, você dispensa o custo com infraestrutura, pois ele se torna desnecessário, tendo em vista que seus dados estarão hospedados em nuvem através de algum contact center.
Isso significa que não existe armazenamento “físico” na empresa e todo o sistema é executado em um ambiente virtual, tornando mais fácil sua gestão e modificação de recursos. Esse método também é interessante pois permite o acesso de qualquer lugar onde tenha internet e também de forma remota.
Quais são os tipos de nuvem?
Existem três tipos:
- Nuvem pública: a nuvem pública é gerenciada por um provedor. Neste modelo, o gerenciamento dos softwares, suporte e atualizações são de responsabilidade da empresa que disponibilizará este serviço, sendo que o contratante terá acesso aos seus recursos através de um navegador na internet.
- Nuvem privada: a nuvem privada é exclusivamente pertencente a uma empresa e ela pode estar alocada em um data center local ou remoto. Os recursos são administrados pela empresa e mantidos em uma rede privada. Alguns provedores disponibilizam serviço de cloud computing, assim as corporações podem hospedar as suas nuvens privadas e obter total controle delas.
- Nuvem híbrida: a nuvem híbrida é a combinação entre as nuvens pública e privada. Dessa forma, é possível que aconteça o compartilhamento de dados e aplicações entre elas. Este modelo é usado, principalmente, por empresas de maior porte que possuem uma equipe de TI qualificada e boa infraestrutura.
Quais são os benefícios do servidor na nuvem?
Dentre as vantagens do servidor na nuvem, os destaques são:
- Segurança reforçada: com a alta da segurança da informação, obter um sistema que lhe mantém seguro está em primeiro lugar na lista de obrigatoriedade. As plataformas em cloud possuem avançados recursos de proteção, além de contar com criptografia de dados e backups rotineiros.
- Economia: o servidor na nuvem não irá custar muito, pois é dispensável a compra com hardwares, configurações de softwares e instalações. Todo esse serviço é feito através de um provedor de hospedagem, o qual ajudará a economizar bastante tempo.
- Escalabilidade: ela acompanha o crescimento da sua empresa. Inicialmente você pode contratar de acordo com a sua necessidade naquele momento, mas pode ter a certeza de que caso a sua empresa cresça, a plataforma cloud poderá acompanhar o negócio neste processo (o contrário também poderá ser feito).
- Melhor desempenho: o servidor em nuvem auxilia num melhor desempenho e, consequentemente, em uma melhor produtividade. Ele é executado em uma rede global de serviços que operam as mais recentes versões de sistemas e hardware, garantindo mais e melhor desempenho e velocidade.
Resumindo
Estes são alguns dos muitos benefícios que um servidor em nuvem pode trazer para a sua empresa. A verdade é que a hospedagem de dados na nuvem é a alternativa mais popular e que vem crescendo nos últimos anos.
O foco em utilizar a nuvem é que a metodologia de armazenamento de dados permite às corporações uma grande economia com a parte de infraestrutura e TI, paralelamente garantindo a mobilidade do local de trabalho.
A grande preocupação ainda é com a segurança, devido aos casos recorrentes de roubo/perda de dados. Entretanto, devido à tecnologia que o cloud possui, essa preocupação pode ser descartada, frente às precauções dos fornecedores com foco em prevenir tais invasões e as consequentes perdas de dados.
E já que neste artigo falamos sobre os benefícios em ter servidor na nuvem, conheça também os mitos e verdades sobre o BPM na nuvem.
Ainda não conhece o Fusion Platform? Teste gratuitamente durante 15 dias.