Você está habituado com uma versão de um software, mas precisa fazer uma atualização. Sabemos o quanto isso pode não ser fácil, afinal, muitas vezes é preciso passar por um processo de adaptação (e na rotina corrida não temos tempo para perder, não é mesmo?). Como entendemos que existe um certo receio quando falamos de atualização de software, neste artigo mostraremos a você que abrir mão da versão antiga vale – e muito – a pena (e você ou sua empresa só terão a ganhar).
O que é a versão do software?
Primeiramente, você precisa entender que a versão do software nada mais é do que um número ou um nome para identificar seu nível de desenvolvimento ou atualização. Por exemplo, quando falamos de carros 1.0, sabemos que eles são menos potentes que os 2.0. Ou ainda, quando falamos do celular Y9, sabemos que ele é melhor que o Y8 .Tudo isso são exemplos de versões e o entendimento é o mesmo quando se trata de software.
Por exemplo, o Fusion está na versão 3.6.3 atualmente. Ou seja, existem muitas funcionalidades novas que não existiam na 3.2.0, como é o caso do novo modelador de e-mail, que permite, dentre outras funções, montar o layout do seu e-mail pela própria ferramenta, sem precisar programar.
Entendi, mas eu não preciso do novo modelador de e-mail. Então por que atualizar?
Na nova versão do software, não são apenas novas funcionalidades que estão presentes. Também são realizados tratamentos para inconsistências, que nada mais são do que comportamentos não previstos pelo desenvolvedor.
Você pode se perguntar: “mas então não daria para fazer as melhorias na mesma versão?” A pergunta faz sentido, pois essa é uma maneira de não precisar atualizar o software. A resposta é simples: é possível, porém não é o recomendado. Ao fazermos isso obrigamos os usuários a se adaptarem com algo que não estão preparados. Justamente por respeitarem as escolhas de cada um é que desenvolvedores oferecem a opção de atualizar ou não quando desejar. Tudo depende do tempo que cada empresa precisa para se preparar.
E se ocorrer algum imprevisto e a ferramenta ficar indisponível por mais tempo do que o planejado?
Para que isso não aconteça, deve ser feito um processo de validação. A atualização da versão de seu ambiente pode ser aplicado em uma cópia para um ambiente de testes. Assim, os imprevistos poderão ser calculados e possíveis soluções podem ser estudadas antes da atualização do software ser aplicada no ambiente oficial.
Lembre-se que você deve pensar em longo prazo. Pode ser que seu processo para a atualização leve meses para seus usuários se ajustarem, porém valerá a pena o esforço que será investido neste processo. Quanto mais tempo você leva para atualizar a versão do software, mais tempo você deixará de usufruir dos novos benefícios.
Concluindo
Atualização de versão pode tomar boa parte do tempo de quem irá realizar esta tarefa, pois o software ficará inacessível neste período. Após a finalização, o processo de adaptação pode variar, sendo agradável ou não. Porém, se comparados os benefícios em longo prazo, você verá que valerá o esforço para desfrutar das funcionalidades da nova versão. Fique por dentro das atualizações do Fusion Platform em nossa Central de Ajuda.
marcos eucrides
março 18, 2019muito boa a matéria ganhou mais um leitor obrigado