Não é uma novidade que o design tem como objetivo promover o bem-estar máximo na vida das pessoas por meio do olhar diferenciado que um designer tem sobre o mundo. Na busca por uma solução, estes profissionais abordam seu desafio sob diversas perspectivas e ângulos, contando com olhares e interpretações diferentes para chegar a uma solução inovadora. Esta forma de pensar despertou a atenção dos gestores, transformando-se na metodologia Design Thinking. Por pensar “fora da caixa”, a Neomind aplica este conceito no seu dia a dia para encontrar soluções inovadoras que atendam as reais necessidades de seus clientes.
Embora ligado diretamente ao designer, o Design Thinking é multidisciplinar e cocriativo, permitindo que qualquer pessoa possa utilizá-lo para buscar soluções de problemas em diferentes áreas. Para identificar os verdadeiros problemas e gerar soluções mais assertivas para os mesmos, a metodologia tem um processo multifásico e não linear chamado Fuzzy Front End, que possui as etapas de Imersão, Ideação e Prototipação.
Quer saber mais sobre design? Fizemos um artigo sobre UX Design (experiência do usuário) em softwares de gestão. Confira!
As etapas do Design Thinking
Imersão (Entender)
A etapa de imersão é dividida em duas partes: preliminar e em profundidade. Na imersão preliminar, entende-se inicialmente o problema e seu contexto para definir o escopo do projeto. Já a imersão em profundidade, começa com um plano de pesquisa para mapear os contextos que serão estudados, a fim de buscar informações com foco no ser humano, como: o que as pessoas falam? Como agem? O que pensam? Como se sentem? Pesquisas exploratórias e entrevistas são exemplos de ferramentas utilizadas durante a imersão. Após essa etapa, as informações são analisadas e sintetizadas para auxiliarem na organização dos dados de forma visual, servindo de apoio para a fase seguinte.
Ideação (Criar)
Na etapa de ideação são geradas e selecionadas as ideias que irão resolver os problemas do contexto trabalhado, a partir dos dados levantados nas etapas anteriores, levando também em consideração os objetivos do negócio e a viabilidade tecnológica. Neste processo é importante que haja diferentes perfis de pessoas, ou seja, além da equipe envolvida no projeto. Também devem participar usuários, profissionais da área a ser estudada e/ou uma amostra do público. O Brainstorm é uma das ferramentas utilizadas nessa etapa, que auxilia na geração de um grande volume de ideias em um curto espaço de tempo. Como você conhece como ninguém seu negócio, sua ajuda é sempre bem-vinda neste processo!
“O objetivo de reunir diferentes expertises é o de contribuir com diferentes perspectivas, o que, por consequência, torna o resultado final mais rico e assertivo” (VIANNA et al., 2012, p. 100).
Prototipação (Testar)
A etapa de prototipação consiste na tangibilização da ideia, para que esta seja testada e avaliada, além de permitir validar com o usuário, que poderá fornecer mais insumos para seu aprimoramento. O Storyboard é uma ferramenta utilizada para a prototipação que permite, por exemplo, tangibilizar um serviço através de uma história em quadrinhos.
Veja bem: embora descritas de forma linear, as etapas do Design Thinking podem ser configuradas e adequadas da melhor forma. Um projeto, por exemplo, pode iniciar pela prototipação, ou pode ter sessões de ideação ao longo de todo seu desenvolvimento, ao invés de um ponto fixo no mesmo.
Mas lembre-se! Esta é uma prática criativa e participativa que não pode ser executada sozinho. Por isso, designer e clientes devem unir competências para chegar a um resultado surpreendente.
“Para garantir a sinergia do processo de inovação, as diferentes perspectivas devem ser colaborativamente construídas, não sendo suficiente que cada ator traga apenas seu ponto de vista. Necessidades do usuário, novas ideias e oportunidades de negócio devem ser, portanto, mutuamente constituídas”. (VIANNA et al., 2012, p. 159)
Quer se aprofundar ainda mais no assunto? Confira nosso infográfico:
Referência:
Design Thinking
Curso Pensar Quântico
julho 21, 2020parabéns pelo conteúdo do seu site, sou Ana Aparecida gostei muito deste artigo, tem muita qualidade vou acompanhar o seus artigos.
Neomind
julho 28, 2020Agradecemos seu comentário, Ana! É um prazer ter você conosco.