Cada dia mais presente nas empresas, os indicadores de desempenho – também conhecidos como KPIs ou Key Performance Indicators –, refletem o desejo de gerenciar e controlar o andamento de um ou mais processos. O objetivo é o de verificar se as metas determinadas no planejamento organizacional estão sendo devidamente cumpridas.
Nesse contexto, podemos dizer que os indicadores formam uma série de referências que possibilitam uma avaliação contínua da posição e evolução de uma atividade ou processo em uma empresa. Através deles é possível obter informações estratégicas que auxiliam na melhoria contínua e atuação proativa, além de darem transparência à empresa, sendo geralmente expressos de forma clara por percentuais e probabilidades.
Neste artigo, você compreenderá melhor o que são os indicadores de desempenho e conhecerá os mais utilizados. Continue a leitura e confira!
Por que é importante definir indicadores?
“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. Esse velho ditado permanece sempre atual, pois verificar constantemente os resultados obtidos é essencial para uma boa gestão.
Dessa maneira, se torna mais fácil detectar ameaças e oportunidades, medir a relevância de cada ação, identificar a necessidade de ajustes pontuais, comparar informações, analisar os possíveis efeitos de uma estratégia, entre outros aspectos. Inclusive, o uso de indicadores em projetos permite comprovar a eficiência de um planejamento e gera insights valiosos.
Além disso, os KPIs são fundamentais para o trabalho de gestão de pessoas e engajamento dos colaboradores dentro da equipe. Com métricas bem definidas, é mais simples entender quais são as responsabilidades de cada um e também o impacto que cada profissional traz para a empresa, beneficiando o clima organizacional.
Quais são os tipos de indicadores?
Atualmente, existem diversos tipos de indicadores de desempenho à disposição dos diretores e gestores da empresa. Dessa maneira, fica a critério de cada um escolher quais se encaixam melhor nos objetivos da organização, de acordo com as exigências e planejamento do negócio.
Para simplificar o processo de escolha, um dos métodos mais utilizados é o dos Indicadores de Desempenho, que quando colocados em prática, permitem integrar elementos Estratégicos, Operacionais e Organizacionais da empresa.
Sendo assim, para definir os indicadores de desempenho que mais se adequam à estratégia da organização, é importante considerar os principais tipos de indicadores, divididos em quatro categorias:
Indicadores de qualidade
Tudo que diz respeito à eficiência, eficácia e efetividade dos processos da empresa e dos serviços oferecidos ao cliente fazem parte dos indicadores de qualidade. Os indicadores dessa categoria são parâmetros que, dentro de uma gestão, permitem mensurar de maneira precisa e objetiva o progresso do negócio no que se refere à qualidade dos seus resultados.
Indicadores de produtividade
Diferentemente dos indicadores de qualidade, que são apresentados com números percentuais, os de produtividade medem os resultados da relação entre o que foi produzido e os recursos investidos para isso. Esses indicadores são os responsáveis por manter os gestores cientes de como anda o desempenho do seu negócio e dão base para saber o que pode ser otimizado e quais melhorias podem ser feitas em um processo.
Indicadores de capacidade
É muito comum os profissionais exercerem suas atividades sem saber exatamente quanto tempo levam em cada uma delas. Para isso existem os indicadores de capacidade, que medem qual a capacidade de produzir em um determinado período de tempo. Eles são essenciais para entender quando é necessário aumentar a equipe ou até investir em novos equipamentos.
Indicadores estratégicos
Por último, temos indicadores que analisam e monitoram o desempenho da empresa ao longo do tempo, mostrando o panorama em que a organização se encontra na atualidade, como tempo, recursos e energia empregados para o desenvolvimento dos seus processos. A aplicação desse indicador traz à tona o cumprimento dos objetivos e metas estabelecidas pela gestão, auxiliando na tomada de decisão.
A dica é: um KPI deve ser mais do que números avulsos. Eles precisam expressar algo estratégico sobre o que sua empresa está tentando alcançar. Em outras palavras, um KPI deve refletir claramente seu modelo de negócio.
Quais são as vantagens dos indicadores de desempenho?
Depois de conhecer os principais indicadores de desempenho, saiba que trabalhar com eles gera vantagens competitivas importantes para que sua organização direcione seus esforços. Quem mensura as atividades e se preocupa em otimizar processos tem benefícios que permeiam desde a gestão até o operacional da empresa.
Por fim, vale enfatizar que é de suma importância monitorar os indicadores periodicamente. Por meio da análise contínua é possível medir – como um termômetro – se a sua organização está ou não indo no caminho certo. Lembre-se que as informações que nascem da avaliação dos indicadores são fundamentais para guiar planejamentos e áreas, promovendo resultados cada vez mais claros e precisos.
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