Navegação: Documentação > Bem-vindo à Central de Ajuda do Fusion > Business Process Analysis - BPA/BI > Criando Cubo
Configurando Métricas
Métrica é o conjunto de dados agrupados por uma função que gera um valor a ser analisado conforme a dimensão. Exemplo: Quantidade de vendas ou valor dos produtos.
Para criar uma nova métrica, em Métricas, clique em Novo, como exibe a seguinte tela:
Ao clicar em Novo, é exibida a seguinte tela:
Alguns campos são de preenchimento obrigatório e outros apenas informativo. Estes estarão descritos a seguir suas formas de preenchimento:
Item 1 - Nome: Crie um nome à métrica.
Item 2 - Título: Informe um título à métrica que está sendo criada e que será exibida aos usuários.
Item 3 - Visível: Selecione Sim para que a métrica seja exibida aos usuários. Selecionando Não, ela não será exibida nos gráficos.
Item 4 - Agregador: Para que a métrica realize cálculos com os membros de uma dimensão, selecione neste campo a função que fará os cálculos desejados. É possível selecionar as opções Média, Contagem, Soma, Mínimo, Máximo, Contagem Distinta. Por exemplo: Selecione soma para somar todos os produtos para que se obtenha o total por produto ou categoria.
Item 5 - Expressão: Selecione Não para inserir apenas a coluna do SQL. Para inserir uma expressão SQL, gerando assim um valor de agregação, selecione Sim.
Selecionando Não é exibido o campo Coluna.
Em Coluna, informe a coluna onde o Fusion fará o cálculo.
Ao selecionar Sim, é exibida a seguinte tela:
Em SQL, informe o código com cálculos na expressão.
Item 6 - Formato: Informe a máscara para os valores que serão exibidos nos gráficos. Este campo segue uma expressão Java. Para obter mais informações sobre os tipos de máscaras específicas, procure por "java decimalformat".