Para uma melhor gestão das modelagens de processos no ambiente, o Fusion dispõe do Gerenciamento de Modelos de Processos. Esta ferramenta permite visualizar o status de cada processo, saber qual sua versão, organizar por categorias de acordo com regras de negócios.
Para acessar a gestão de modelos de processos, acesse Processos -> Configurar -> Gerenciar Modelos de Processos, conforme imagem abaixo:
Ao clicar, será exibida a seguinte tela:
Item 1 - Categorias: As categorias são utilizadas para organizar os modelos dos processos, onde é possível criar permissões. Crie categorias conforme sua regra de negócio. Para saber mais, acesse Criando Categorias.
Item 2 - Pesquisar Modelos: Digite neste campo o nome do modelo do processo que deseja encontrar.
Item 3 - Adicionar Modelo: Clique para adicionar um modelo de processo. Ao clicar, são exibidas duas opções, como exibe a seguinte tela:
Para criar um novo modelo de processo, clique em Criar novo modelo. Com isso, será aberta uma aba para a criação do processo no BPM Studio. Para saber mais, acesse Conhecendo o BPM Studio.
Para importar modelos de processos já existentes, clique em Importar Modelo de Processo. Para saber mais, acesse Importando Processos.
Item 4 - Ordenação: A ordenação permite alterar a ordem da listagem de modelos de processos. Ao clicar, são exibidas as seguintes opções:
Item 1 - Título: Marque para que os modelos de processos sejam exibidos por ordem de seus títulos.
Item 2 - Data da Versão: Marque para que os modelos de processos sejam exibidos por ordem de suas datas de versões.
Item 3 - Crescente: Marque para que o título ou data da versão do modelo do processo acima selecionado seja exibido de A a Z.
Item 4 - Decrescente: Marque para que o título ou data da versão do modelo do processo acima selecionado seja exibido de Z a A.
Item 5 - Filtros: Os filtros possibilitam exibir somente alguns modelos de processos. Os modelos que não estiverem no filtro não serão exibidos na listagem. A seguinte tela exibe os filtros disponíveis:
Item 1 - Tipo de Processo: Marque para que os modelos de processos sejam exibidos por seu tipo: Usuário, Sistema ou Aprovação.
Item 2 - Outros: Marque para que os modelos de processos possam ser filtrados por serem executáveis, liberados e habilitados ou não.
Selecione as opções desejadas e clique em Aplicar. Para que todos os modelos de processos sejam exibidos novamente, clique em Limpar.
Item 6 - Listagem de Modelos de Processos: Nesta área ficam localizados todos os processos referentes à categoria selecionada, incluindo processos executáveis, não executáveis, em edição e desabilitados.
Cada modelo de processo possui suas opções no menu. Clique para que sejam exibidos, como mostra a seguinte tela:
Item 1 - Selecionar todos: Clique para selecionar todos os processos da listagem.
Item 2 - Editar: Clique para editar a modelagem do processo, abrindo no BPM Studio.
Item 3 - Remover: Clique para excluir a modelagem do processo. Atenção! Se o processo é executável e já houveram solicitações, não é possível removê-lo.
Item 4 - Desabilitar: Clique para desabilitar o processo. Com isso, as solicitações que já iniciaram, continuam executando normalmente, porém não será possível iniciar novas.
Item 5 - Exportar: Clique para exportar o modelo do processo ou sua documentação. Para saber como exportar a modelagem do processo, acesse Exportando Processos. Para saber como exportar a documentação do processo, acesse Exportando Documentação dos Processos.
Item 6 - Iniciar: Clique para iniciar o processo. Atenção! Somente os usuários presentes na primeira raia podem iniciar processos.