Navegação: Documentação > Bem-vindo à Central de Ajuda do Fusion > Business Process Analysis - BPA/BI > Criando Cubo
Configurando Fonte de Fatos
Antes de compreender o que é a Fonte de Fatos, é necessário entender o conceito de Fato. Fato é o contexto que gerou o valor de determinado indicador. Exemplo: Quantidade de vendas, nome do produto, data de uma venda. Ou seja, fatos são medidas sobre o negócio, valores que podem agregar ou quantificar e aquilo que é o foco da atenção do usuário. Já a Fonte de Fatos é a ação de coletar os esses fatos na tabela, os extraindo para que sejam utilizados no cubo.
Ao selecionar Tabela, são exibidos os seguintes campos:
Em Nome, informe o nome da tabela desejada ou do snapshot previamente criado. O preenchimento deste campo é obrigatório.
No campo Esquema, se o código do banco está inserido em um esquema, insira neste campo o esquema em questão. Este campo não é de preenchimento obrigatório.
Selecionando em Fonte de Dados a opção Visão, são exibidos os seguintes campos:
Em Alias, crie um rótulo, um "apelido" do código SQL que será inserido.
Em SQL, clique em Novo para inserir as tabelas, como exibe a seguinte tela:
Em Dialeto, selecione a linguagem do banco que está sendo utilizado. É possível escolher entre Genérico, SQL Server, Oracle, My SQL, PostGres e Sybase.
Em SQL, insira o código SQL das tabelas desejadas.
Ao concluir, clique em Ok.