Navegação: Documentação > Bem-vindo à Central de Ajuda do Fusion > Business Process Analysis - BPA/BI > Criando Cubo

Next Top  Previous  Index

Configurando Fonte de Fatos

Antes de compreender o que é a Fonte de Fatos, é necessário entender o conceito de Fato. Fato é o contexto que gerou o valor de determinado indicador. Exemplo: Quantidade de vendas, nome do produto, data de uma venda. Ou seja, fatos são medidas sobre o negócio, valores que podem agregar ou quantificar e aquilo que é o foco da atenção do usuário. Já a Fonte de Fatos é a ação de coletar os esses fatos na tabela, os extraindo para que sejam utilizados no cubo.

 

Ao selecionar Tabela, são exibidos os seguintes campos:

 

2mf141202.00891

 

Em Nome, informe o nome da tabela desejada ou do snapshot previamente criado. O preenchimento deste campo é obrigatório.

 

No campo Esquema, se o código do banco está inserido em um esquema, insira neste campo o esquema em questão. Este campo não é de preenchimento obrigatório.

 

Selecionando em Fonte de Dados a opção Visão, são exibidos os seguintes campos:

 

2mf141202.00892

 

Em Alias, crie um rótulo, um "apelido" do código SQL que será inserido.

 

Em SQL, clique em Novo para inserir as tabelas, como exibe a seguinte tela:

 

2mf141202.00893

 

Em Dialeto, selecione a linguagem do banco que está sendo utilizado. É possível escolher entre Genérico, SQL Server, Oracle, My SQL, PostGres e Sybase.

 

Em SQL, insira o código SQL das tabelas desejadas.

 

Ao concluir, clique em Ok.