Navegação: Documentação > Bem-vindo à Central de Ajuda do Fusion > Business Process Analysis - BPA/BI > Criando Cubo > Criando Dimensões
Criando Hierarquias
Cada dimensão pode possuir uma hierarquia própria. A hierarquia de uma dimensão representa a taxionomia da entidade representada pela dimensão, ou seja, a forma como classificamos a entidade em questão. Por exemplo: A dimensão tempo pode ter como informação de maior detalhe os dias. Por sua vez, pode-se considerar que o nível hierárquico acima seria o dos meses, que por sua vez teria como hierarquia superior os bimestres, que teria como nível superior os semestres, que teria o ano como nível superior. Essa forma de classificar uma dimensão depende da forma como a organização trabalha e entende a entidade em questão. Se não há necessidade em analisar indicador por bimestre, essa classificação não precisa estar presente.
Na tela de nova dimensão, em Hierarquias, clique em Novo, como exibe a seguinte tela:
Ao clicar em Novo, é exibida a seguinte tela:
Alguns campos são de preenchimento obrigatório e outros apenas informativo. Estes estarão descritos a seguir suas formas de preenchimento:
Item 1 - Nome: Informe o nome da tabela que será utilizada na hierarquia.
Item 2 - Título: Crie um título à dimensão que será exibido ao usuário.
Item 3 - Agrupador Geral: Selecione Sim para que seja mostrado todos os valores agrupados.
Item 4 - Chave Primária: Caso seja necessário, informe a chave primária para relacionar com a chave estrangeira.
Item 5 - Visão: Marque Visão para utilizar determinada tabela do SQL alternativa para montar dados à hierarquia.
Ao habilitar Visão, são exibidos os seguintes campos:
Em Alias, crie um rótulo, um apelido do código SQL que será inserido.
Em SQL, clique em Novo para inserir as tabelas, como exibe a seguinte tela:
Item 6 - Níveis: É uma posição da Hierarquia, sendo o primeiro nível o que contém o maior detalhe sobre uma dimensão. Por exemplo: em uma dimensão Data, existem os níveis Ano, Mês e Dia. Para saber mais, acesse Criando Níveis.