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Configurando Formulários Dinâmicos
Para criar um novo formulário, clique em Formulários -> Configurar -> Dinâmicos, como exibe a seguinte tela:
Ao clicar em Dinâmicos, é exibida a seguinte tela:
Clique em Novo. Ao clicar, é exibida a seguinte tela:
Alguns campos são de preenchimento obrigatório e outros apenas informativo. Estes estarão descritos a seguir e suas formas de preenchimento.
Item 1 - Nome: Informe neste campo o nome do formulário que pretende criar. Ele funciona como um código único, não podendo haver outro formulário com este mesmo nome. Não preencha o nome do novo formulário com espaço e nem caracteres especiais. Exemplo: cadastro, cadastroDeSenha, pedidoDeAtualizacao. Não esqueça que o preenchimento deste campo é obrigatório.
Item 2 - Título: Informe o título do novo formulário. Com esse título, é possível encontrar seu formulário em pesquisas. Este campo é obrigatório e aceita espaço ou caracteres especiais. Exemplo: Cadastro, Cadastro de Senha, *Cadastro de Senha*.
Item 3 - E-Form Pai: Selecione qual o formulário pai do formulário que está sendo criado. Por padrão usa-se o valor "E-Form". O formulário que está sendo cadastrado herda todos os campos do formulário pai.
Item 4 - Permitir inserção manual: Selecione Sim para permitir que os dados sejam cadastrados manualmente na Lista de Formulários, sem estarem relacionados a uma tarefa específica.
Item 5 - Ícone (16 x 16): Insira um ícone em PNG para seu formulário. Atenção! Este arquivo em PNG deve estar no servidor do Fusion.
Item 6 - Campos: Crie campos ao seu formulário clicando em Novo. Para saber mais sobre campos, acesse Configurando Campo.
Item 7 - Adapter de Customização: Para criação de um formulário customizado, insira neste campo a classe Java. Este campo não é obrigatório.
Item 8 - Abstrato: Selecione Sim para indicar que o formulário é abstrato, servindo apenas como um conjunto de definições. Caso seja abstrato, este formulário terá que ser pai de outro formulário para ser utilizado.
Item 9 - Categoria: Defina uma categoria aos seus formulários, facilitando a organização. Escolhendo ou criando uma categoria, seu formulário ficará dentro de uma pasta na navegação de formulários. Exemplo: "Documentos".
Item 10 - Controle de acesso: Marque para configurar quais usuários, grupos ou papéis poderão acessar o formulário criado. Para saber mais, acesse Configurando Segurança. A criação de um controle de acesso não é obrigatório, porém, se esta opção não for marcada, qualquer usuário que tenha acesso ao formulário poderá visualizar, editar e também excluir o formulário criado.
Item 11 - Controle de acesso por Tipo: Defina as permissões de acesso a nível de usuários, grupos e papéis ao formulário. Para saber mais, acesse Configurando Segurança.
Para entrar na tela de edição, clique em Aplicar. Para concluir a criação de seu formulário, clique em Ok.
Entrando na tela de edição de formulário, o Fusion disponibiliza a criação de abas. Para criá-las, é necessário que os campos já estejam salvos. É possível configurar as abas clicando em Ok durante a criação do formulário e depois Editar o mesmo.
Abas: As abas auxiliam na organização dos campos.
A seguinte imagem exibe o campo Abas na edição de formulários.
Para criar uma nova aba, clique em Novo. Ao clicar, é exibida a seguinte imagem:
Alguns campos são de preenchimento obrigatório e outros apenas informativo. Estes estarão descritos a seguir e suas formas de preenchimento.
Item 1 - Ordem de Exibição: Informe, de forma numérica, a ordem da aba que está sendo criada. O preenchimento é obrigatório.
Item 2 - Nome: Informe o nome da aba que está sendo criada. Lembre que essa informação é obrigatória.
Item 3 - Campos da Aba: Selecione os campos que devem pertencer a essa aba criada. A seleção de pelo menos um campo é obrigatória.
Item 4 - Regra de Interface: Para saber mais sobre regras de interface, acesse Configurando Regras de Interface.