Navegação: Documentação > Bem-vindo à Central de Ajuda do Fusion > Business Process Analysis - BPA/BI
Criando uma Data Warehouse
Um Data Warehouse (DW), também conhecido como Armazém de Dados, é responsável por extrair informações das tabelas no banco. Os dados são extraídos, transformados e carregados de acordo com processos específicos, além de serem organizados em diferentes níveis ou camadas e preparados para facilitar consultas, relatórios e análises. O DW é formado por snapshots, palavra do inglês que significa "captura instantânea" e representa um conjunto de dados em determinado período de tempo. Portanto, é possível extrair dados em um determinado período configurado em um snapshot.
Para criar um snapshot de um DW, acesse Indicadores -> Configurar -> Business Intelligence -> Data Warehouse, como exibe a seguinte tela:
Ao clicar em Data Warehouse é exibida a tela com todos os snapshots presentes no ambiente. Crie um novo snapshot clicando em Novo, como exibe a seguinte tela:
Ao clicar em Novo, é exibida a seguinte tela:
Alguns campos são de preenchimento obrigatório e outros apenas informativo. Estes estarão descritos a seguir suas formas de preenchimento:
Item 1 - Nome: Crie um nome ao snapshot. Este campo não pode conter espaços e caracteres especiais. Este campo é de preenchimento obrigatório.
Item 2 - Título: Crie um título ao snapshot. Será este título que será exibido ao usuário final. O preenchimento do título é obrigatório.
Item 3 - Permitir inserção manual: Selecione Sim para permitir que os dados sejam cadastrados manualmente.
Item 4 - Ícone (16 x 16): Insira uma imagem no tamanho 16x16 bits. Este ícone ficará acima do Título. A inserção de um ícone não é obrigatória.
Item 5 - Campos: Não há necessidade de preencher os campos. Ao preencher o campo SQL de Importação e clicar em Aplicar, os campos são exportados automaticamente.
Item 6 - Fonte de dados destino: Informe em qual fonte de dados do snapshot será armazenado. A seleção de uma fonte de dados destino é obrigatória. Atenção! A fonte de fatos deve estar com a opção Gerar Esquema habilitado.
Item 7 - Fonte de dados: Informe um banco de dados onde o código inserido no campo SQL de Importação será rodado. Este campo não é de preenchimento obrigatório. Caso o campo fique vazio, o SQL irá rodar no banco de dados utilizado no sistema.
Item 8 - SQL de importação: Insira neste campo as tabelas do SQL onde serão extraídas os dados no snapshot. Este campo é de preenchimento obrigatório.
Item 9 - Agenda: Neste campo é possível configurar a periodicidade do snapshot. Para saber mais sobre estas configurações, acesse Editando Agendamento de Execução.
Item 10 - Controle de Acesso: Marque para configurar quais usuários, grupos ou papéis poderão acessar o snapshot criado. Para saber mais, acesse Configurando Segurança. A criação de um controle de acesso não é obrigatório, porém, se esta opção não for marcada, qualquer usuário que tenha acesso ao Date Warehouse poderá visualizar, editar e também excluir o relatório criado.