Navegação: Documentação > Bem-vindo à Central de Ajuda do Fusion > Gestão de Processos - BPM
Iniciando Processos
Processos são fluxos de trabalho. Estes fluxos gerenciam processos de negócio, integrando de forma dinâmica pessoas, aplicações, documentos, equipamentos e sistemas. São um conjunto sequencial de atividades que tem como objetivo fazer com que colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros se comuniquem. Só poderão iniciar processos os usuários com perfis Usuário BPM, Administrador BPM e Administrador Geral e que cujo papel funcional no Fusion esteja incluído na raia onde o processo se inicia.
Para iniciar um novo fluxo, acesse Processos -> Iniciar, confirme imagem abaixo:
Ao clicar em Iniciar, será exibida a seguinte tela:
A tela de iniciação possui itens que auxiliam na solicitação e na organização dos processos. Abaixo estão descritas as funcionalidades de cada item.
Item 1 - Categorias: Nesta área ficarão disponíveis todas as categorias dos processos em que o usuário logado pode iniciar.
Item 2 - Favoritos: Aqueles processos que sempre são usados podem ser favoritados. Marque como favorito para que eles sejam exibidos nesta categoria.
Item 3 - Pesquisar por modelos: Digite neste campo o nome do processo que deseja encontrar.
Item 4 - Ordenação: A ordenação permite alterar a ordem da listagem de processos. Ao clicar, são exibidas as seguintes opções:
Item 1 - Título: Marque para que os processos sejam exibidos por ordem de título.
Item 2 - Data da Versão: Marque para que os processos sejam exibidos por ordem da versão.
Item 3 - Crescente: Marque para que o título ou a data da versão dos processos seja exibido de A a Z.
Item 4 - Decrescente: Marque para que título ou data da versão dos processos selecionado acima seja exibido de Z a A.
Item 5 - Listagem de Processos: Nesta área serão exibidos os processos que o usuário pode iniciar. Para iniciar um processo, clque no processo desejado, como exibe a seguinte tela:
Ao clicar, será exibida a primeira tarefa do processo, como exibe a seguinte tela:
Preencha os campos da atividade clique em Enviar para que o fluxo do processo siga para a próxima atividade. Clique em Salvar para que sejam salvos os dados, podendo ser enviados mais tarde.
Também é possível iniciar processos pela Central de Tarefas e na Consulta de Processos. Para saber como iniciar processos na Central, acesse Iniciando Processos a Partir da Central. e na Consulta de Processos, acesse Iniciando Processos a Partir da Consulta.
Item 5 - Documentação do Processo: Clique para baixar a documentação do processo. Essa documentação exibe dados de todas as tarefas, seus responsáveis e exporta também a imagem do fluxo. Ao clicar, um arquivo .doc ou .pdf será baixado. Atenção! Essa documentação só é disponível quando um usuário administrador realiza a exportação da documentação e a deixa como pública.