Navegação: Documentação > Bem-vindo à Central de Ajuda do Fusion > Formulários Dinâmicos e Externos - E-FORM > Configurando Campos > Relacionando Formulários

Next Top  Previous  Index

Registro Único e Selecionável

O campo de E-Form Registro Único e Selecionável permite que o usuário selecione um único registro. O formulário inserido, que possui os registros, é chamado de Formulário Filho. Já o formulário que receberá esse registro é o Formulário Pai.

 

Esse conceito é fundamental para compreender como usufruir dessa funcionalidade. Na criação de formulário, em Campos clique em Novo. Será exibida a seguinte tela:

 

mf141202.00170

 

No Campo Tipo, selecione a opção E-Form.

 

Alguns campos são de preenchimento obrigatório e outros apenas informativo. Estes estarão descritos a seguir e suas formas de preenchimento.

 

Item 1 - E-Form: Selecione o formulário que deseja inserir. Não esqueça que o formulário filho deve ser previamente criado. O campo E-Form é de preenchimento obrigatório.

 

Item 2 - Exibição Expandida: Selecione Sim para que sejam exibidos os dados complementares do objeto selecionado ao criar ou modificar um registro do formulário. Selecionando Não, os dados complementares não são exibidos. Este campo é de preenchimento obrigatório.

 

Item 3 - Valor Padrão: Em Valor Padrão, é possível criar uma sugestão ao usuário do que ele pode inserir no campo. Ao preencher o formulário, o usuário visualizará o campo preenchido com Valor Padrão criado, mas pode modificá-lo ao valor desejado. Escolha um campo já preenchido no Formulário Filho que fique previamente preenchido no campo do Formulário Pai. O preenchimento de Valor Padrão não é obrigatório.

 

Item 4 - Selecionável: Selecione Sim para que o usuário possa escolher registros já existente no Formulário Filho.

 

Item 5 - Lista: Selecione Não para que o usuário selecione apenas um registro.

 

Item 6 - Campo de Zoom: Como o Formulário Filho pode possuir vários campos, em Campo de Zoom é possível especificar qual campo deve usado. Exemplo: Se o Formulário Filho possui três campos como Nome, Endereço e Telefone, em Campo de Zoom é possível escolher somente o campo Endereço ao Formulário Pai. Com isso, o usuário visualizará apenas uma lista de endereços para escolher. Campo de Zoom não é de preenchimento obrigatório. A seguinte imagem exibe como selecionar um campo do formulário filho em Campo de Zoom.

 

mf141202.00166

 

Item 7 - Autocompletar: Selecione Sim para que o Fusion exiba sugestões enquanto o usuário preenche o campo. Exemplo: Ao começar a digitar "Tecl", aparece a sugestão "Teclado".

 

Item 8 - Criável / Removível: Selecione Sim para que o usuário possa, além de escolher uma opção, inserir um novo registro. Ao selecionar Não, o usuário pode apenas escolher uma das opções já existentes. Veja exemplo na seguinte imagem:

 

mf141202.00171

 

Ao clicar no ícone de Pesquisar, são exibidos todos os registros, conforme a seguinte imagem:

 

mf141202.00172

 

Perceba que os campos Novo e Novos não são exibidos. Com isso, o usuário fica impossibilitado de criar novos campos, apenas pode escolher os existentes.

 

Item 9 - Filtros: Habilite Filtros para criar um filtro personalizado no campo. Criando filtros, é possível limitar as opções que o usuário pode visualizar. Para saber mais, acesse Utilizando Filtros Avançados em Formulários Relacionados.

 

Item 10 - Ordenação de campo: Crie ordenação de campo para que o usuário possa ver os campos em ordem, tanto alfabética quanto numérica. Para criar uma nova ordenação, clique em Novo.

 

2mf141202.00766

 

Item 1 - Ordem de Exibição: Insira o código do campo que deseja ordenar. Este campo é obrigatório e só aceita caracteres numéricos.

 

Item 2 - Campo: Insira o nome do campo que deseja ordenar. Este campo é obrigatório e de autopreenchimento.

 

Item 3 - Ordenação: Informe qual o tipo de ordenação. Digite "ASC" para ascendente, ou "DESC" para descendente, do maior para o menor. Exemplo: Ao digitar ASC, os campos aparecerão em ordem alfabética A, B, C, D, ou ordem numérica: 1,2,3,4 e 5. Digitando DESC, a ordem alfabética será Z, Y, X, W, V, U... ou, de em ordem numérica, fica 5, 4, 3, 2, 1. Atenção! O Fusion não aceita que os caracteres sejam informados sem estar em caixa alta, como "asc" ou "desc". Sempre informe o valor com todas as letras maiúsculas.

 

Para concluir a inclusão de ordenação, clique em Ok.

 

Ao concluir seu formulário dinâmico, clique em Ok.

 

A imagem a seguir exibe um exemplo de campo Tipo E-Form Selecionável Sim, Lista Não de duas formas: uma com Exibição Expandida = Não e a segunda Sim.

 

mf141202.00174