Navegação: Documentação > Bem-vindo à Central de Ajuda do Fusion > Formulários Dinâmicos e Externos - E-FORM > Configurando Campos > Relacionando Formulários
Lista e Não Selecionável
O campo de E-Form Lista e Não Selecionável dispõe ao usuário criar vários registros. O formulário inserido, que possui os campos que serão utilizados para criar os registros, é chamado de Formulário Filho. Já o formulário que onde serão criados os registros, é chamado de Formulário Pai.
Não esqueça do conceito citado acima, pois ele é fundamental para compreender como usufruir dessa funcionalidade. Na criação de formulário, em Campos clique em Novo. Será exibida a seguinte tela:
No Campo Tipo, selecione a opção E-Form.
Alguns campos são de preenchimento obrigatório e outros apenas informativo. Estes estarão descritos a seguir e suas formas de preenchimento.
Item 1 - E-Form: Selecione o formulário que deseja inserir. Não esqueça que o formulário filho deve ser previamente criado. O campo E-Form é de preenchimento obrigatório.
Item 2 - Selecionável: Selecione Não para que o usuário não possa selecionar registros já existentes no Formulário Filho, podendo apenas criar novos registros.
Item 3 - Lista: Selecione Sim para que o usuário possa inserir um ou mais registros, criando assim uma lista.
Item 4 - Tipos Permitidos: Selecione o Tipo de Documento desejado. Para saber mais sobre os tipos, acesse Tipos de Documentos. Atenção! Esse campo somente deverá ser preenchido caso o E-Form selecionado seja do tipo de documento.
Item 5 - Autocompletar: Selecione Sim para que o Fusion exiba sugestões enquanto o usuário preenche o campo. Exemplo: Ao começar a digitar "Tecl", aparece a sugestão "Teclado".
Item 6 - Ordenação de campo: Crie ordenação de campo para que o usuário possa ver os campos em ordem, tanto alfabética quanto numérica. Para criar uma nova ordenação, clique em Novo.
Item 1 - Ordem de Exibição: Insira o código do campo que deseja ordenar. Este campo é obrigatório e só aceita caracteres numéricos.
Item 2 - Campo: Insira o nome do campo que deseja ordenar. Este campo é obrigatório e de autopreenchimento.
Item 3 - Ordenação: Informe qual o tipo de ordenação. Digite "ASC" para ascendente, ou "DESC" para descendente, do maior para o menor. Exemplo: Ao digitar ASC, os campos aparecerão em ordem alfabética A, B, C, D, ou ordem numérica: 1,2,3,4 e 5. Digitando DESC, a ordem alfabética será Z, Y, X, W, V, U... ou, de em ordem numérica, fica 5, 4, 3, 2, 1. Atenção! O Fusion não aceita que os caracteres sejam informados sem estar em caixa alta, como "asc" ou "desc". Sempre informe o valor com todas as letras maiúsculas.
Para concluir a inclusão de ordenação, clique em Ok.
Ao concluir seu formulário dinâmico, clique em Ok.
A imagem a seguir exibe um exemplo de campo Tipo E-Form, Selecionável Não, Lista Sim.