Navegação: Documentação > Bem-vindo à Central de Ajuda do Fusion > Administrando o Sistema
Agendamento de Tarefas
Com o Agendador de Tarefas, é possível iniciar processos automaticamente, sem a necessidade de esperar o usuário iniciar.
Para acessar o Agendador de Tarefas, clique em Configuração -> Agendador de Tarefas.
Será exibida a tela conforme imagem abaixo.
Perceba que nesta tela aparecem todas as tarefas já agendadas no Fusion. Para criar uma nova tarefa, clique em Novo. Ao clicar, é exibida a seguinte tela:
Alguns campos são de preenchimento obrigatório e outros apenas informativo. Estes estarão descritos a seguir e suas formas de preenchimento.
Item 1 - Nome: Insira o nome da tarefa. Este campo é de preenchimento obrigatório.
Item 2 - Descrição: Informe algumas descrições sobre a tarefa. Este campo não é obrigatório.
Item 3 - Habilitado: Selecione Sim para tornar esta tarefa habilitada. Selecionando Não, a tarefa fica inativa, mas continua armazenada.
Item 4 - Autor: O campo autor exibe o nome do usuário que está criando a tarefa. Este campo já vem preenchido, por padrão, pelo usuário que está logado no sistema.
Item 5 - Gatilhos: Para configurar a periodicidade em que a tarefa será executada, clique em Novo. Ao clicar, é exibida a seguinte imagem:
Alguns campos são de preenchimento obrigatório e outros apenas informativo. Estes estarão descritos a seguir e suas formas de preenchimento.
Item 1 - Nome: Informe o nome do gatilho. Este campo é obrigatório.
Item 2 - Descrição: Informe da descrição deste gatilho.
Item 3 - Habilitado: Selecione Sim para tornar esta gatilho habilitado. Selecionando Não, o gatilho fica desabilitado, mas continua armazenado.
Item 4 - Prioridade: Selecione a prioridade deste gatilho. É possível informar se é Baixa, Média ou Alta.
Item 5 - Agenda: Clique em Editar para que seja exibida uma tela com para que sejam configurados os períodos dos gatilhos.
Item 6 - Tipo: Selecione Específico para inserir uma tarefa elaborada. Ao selecionar, é exibido o seguinte campo:
Em Adapter, para criar uma tarefa mais elaborado, insira neste campo a classe Java. Este adapter de customização não é obrigatório.
Selecione Iniciar Processo para que a agenda comece automaticamente um processo. Ao selecionar Iniciar Processo, são exibidos os campos conforme a seguinte imagem:
Todos os campos são de preenchimento obrigatório. Estes estarão descritos a seguir e suas formas de preenchimento.
Item 1 - Processo: Selecione o processo desejado.
Item 2 - Solicitante: Informe um usuário que ficará como iniciante do processo. Em Solicitante normalmente é preenchido com o usuário de algum gestor. Este campo é de preenchimento obrigatório.
Item 3 - Executar a Primeira Tarefa: Selecione Sim para que o usuário execute a partir da segunda tarefa. Selecionando Não, o usuário deve executar a primeira tarefa do processo.
Item 4 - Utilizar Formulário da Primeira Tarefa: Selecione Sim para que o formulário da primeira tarefa do processo deva ser preenchida. Selecionando Não, a primeira tarefa ficará sem preenchimento, fazendo com que o usuário preencha a segunda tarefa.
Item 5 - Formulário do Processo: Após selecionar um processo, clique em Editar para preencher os campos da primeira tarefa. Caso no campo Executar a Primeira Tarefa seja selecionado Sim, a primeira tarefa já será executada com os campos preenchidos nessa configuração, exibindo ao usuário a próxima tarefa. Caso seja selecionado Não, o usuário deve executar a primeira tarefa, mas seus campos já veem preenchidos.