Navegação: Documentação > Bem-vindo à Central de Ajuda do Fusion > Gestão de Processos - BPM > Passos para Criar um Processo

Next Top  Previous  Index

Configurando Propriedades Básicas

O primeiro passo para a criação de um novo processo, seja ele executável ou apenas para fins de documentação, é o preenchimento de suas propriedades.

 

O Painel de Propriedades é sensível ao contexto, isto quer dizer que dependendo do componente que está selecionado os campos de propriedades serão alterados de acordo com as propriedades do componente. Para selecionar as propriedades do processo é necessário clicar sobre um espaço vazio na área de modelagem que representa o processo como um todo.

 

As propriedades básicas do processo estão representadas na imagem abaixo:

 

clip0334a

 

Algumas das propriedades são de preenchimento obrigatório e outras apenas informativa. Estão descritas a seguir suas formas de preenchimento.

 

Item 1 - Código: Informe o nome do Workflow, por exemplo: “Solicitação de Viagem”. Importante: neste campo temos uma exceção, pois na maioria dos campos do Fusion o campo nome não aceita caracteres especiais e espaços. Este campo é de preenchimento obrigatório.

 

Item 2 - Título: Este é o campo que aparecerá para o usuário final no momento de iniciar uma solicitação, neste caso podemos usar o mesmo valor acima por ex: “ Solicitação de Viagens”. Este campo também é de preenchimento obrigatório.

 

Item 3 - Descrição: Escreva neste campo uma descrição resumida sobre o fluxo, ou sua finalidade. Este não é um campo de preenchimento obrigatório, porém sua informação aparecerá no momento de exportar a documentação do processo.

 

Item 4 - Resumo: Selecione campos do formulário e defina sua ordenação para que estes sejam exibidos na Central de Tarefas como um resumo. Com isso, o usuário não precisa entrar na tarefa para visualizar seus dados. É possível selecionar quantos campos forem necessários. O campo Resumo não é de preenchimento obrigatório.

 

Item 5 - Tipo de Processo: Existem três tipos de processos no Fusion, são eles:

 

1. Usuário: é o tipo de processo padrão do sistema e quando selecionada essa opção indica que o processo será iniciado manualmente pelos usuários cadastrados no Fusion.

 

2. Sistema: quando selecionada essa opção indica que o processo será iniciado automaticamente pelo Fusion, que poderá ser por uma rotina cadastrada nos gatilhos de tipos de documentos, pelo cadastro no agendador de tarefas ou outros meios customizados.

 

3. Aprovação: são processos específicos para aprovação de documentos no módulo GED do Fusion, ou seja, esses processos são iniciados automaticamente pelo sistema sempre que houver uma rotina cadastrada no tipo do documento, podendo ser aprovação para liberar um documento, aprovação para excluir um documento ou aprovação para cancelar um documento.

 

Este é um campo de preenchimento obrigatório, onde por padrão é aplicado o valor Usuário. Uma vez salvo o processo não é possível alterar o seu tipo.

 

Item 6 - Executável: Como já citado anteriormente a modelagem de processo pode ser para fim de execução de regras de negócio ou apenas para documentação. O que diferencia o processo é exatamente este campo.

 
Quando selecionada a opção "Executável = não" o processo será apenas para documentação e não poderá ser iniciado.
Quando selecionada a opção "Executável = sim" o processo habilitará suas propriedades avançadas e permitirá iniciar solicitações.