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Passos para Criar um Processo
Bem vindo a Central de Ajuda do BPM Studio
BPM Studio é o módulo da Suite Fusion que permite a modelagem ou desenho dos processos de negócio, tanto para o fim de documentação, quanto para automação. O objetivo deste guia é descrever a forma mais simples de criar um processo, definir seus participantes, relacionar com o formulário, entre outras configurações básicas. Ao final você estará apto a fazer modelagens e liberar os processos para serem executados.
Para iniciar a criação do processo é necessário primeiramente preencher as propriedades básicas, são elas:
Código: Informe o nome do processo workflow, por exemplo: “ Solicitação de Viagem”.
Importante: aqui temos uma exceção, pois na maioria dos campos do Fusion o campo nome não aceita caracteres especiais e espaços.
Título: Este campo aparecerá para o usuário final, neste caso podemos usar o mesmo valor acima por exemplo: “ Solicitação de Viagem”.
Descrição: Escreva neste campo uma descrição resumida do fluxo.
Executável: Selecionar a opção “Sim”, para que o processo seja executado posteriormente.
2. Relacionar um formulário ao processo
Quando o processo é selecionado como executável, serão habilitadas suas propriedades avançadas e nelas contém o campo “Formulário”. Neste campo é feito o relacionamento do processo com seu formulário.
Ao clicar no campo Formulário abrirá a tela com todos os formulários cadastrados no Fusion. Pesquisar pelo formulário desejado e clicar em seu nome.
3. Definir gestores ao processo
Os gestores do processo são os usuários responsáveis por realizar todo o acompanhamento do andamento do processo e também tem a permissão de executar a tarefa em nome de algum usuário para que o processo não fique parado.
Ainda nas propriedades do processo, abaixo do campo Formulário, contém o campo do Gestor. Ao clicar abrirá a tela de seleção de usuários.
No campo Usuário/Papel/Grupo preencher com as letras iniciais do nome do usuário que logo aparecerá no autocomplete, em seguida clique em adicionar.
Poderá ser selecionado quantos usuários forem necessários. Após concluir a seleção é necessário clicar em Salvar.
4. Adicionar raias e atribuir participantes
O primeiro componente que deve ser adicionado no processo é a Raia, é nele que são definidos os usuários executores das atividades.
Para criar uma raia clique no componente Raia no Painel de Componentes e arraste para a área de modelagem.
Em suas propriedades, ao lado direito deverão ser preenchidos os seguintes campos:
Nome: Informe o nome da Raia, normalmente define-se o nome com substantivos, por exemplo: Solicitantes, Financeiro, Direção, etc.
Participantes: Defina o executor das atividades da raia. Os participantes podem ser usuários, papéis ou grupos. Ao clicar neste campo abrirá a tela de seleção de usuários:
No campo Usuário/Papel/Grupo preencher com as letras iniciais do nome do usuário que logo aparecerá no autocomplete, em seguida clique em adicionar.
Poderá ser selecionado quantos usuários forem necessários. Após concluir a seleção é necessário clicar em Salvar.
Repita este procedimento para todas as raias que desejar criar.
5. Incluir eventos e atividades no processo
O segundo componente do processo é o Evento de Início, ele indicará onde o processo inicia.
Para criar um evento de início clique no componente Evento de Início no Painel de Componentes e arraste para a área de modelagem.
O próximo passo é adicionar as atividades do processo. Ainda no Painel de Componentes selecione a Atividade e arraste para a área de modelagem. Repita o procedimento para todas as atividades que desejar criar.
Nas Propriedades da Atividade, selecionar a opção “Usuário” no campo Tipo de Atividade.
E em seguida preencher também o campo:
Nome: Informe o nome da atividade, por exemplo: “Solicitar Férias”.
Repita este procedimento para todas as atividades incluídas no processo.
Após adicionar as atividades é necessário adicionar um evento de fim, para indicar onde termina o processo.
No Painel de Componentes selecionar o Evento de Fim e arrastar para a área de modelagem.
Em seguida, clicar no botão “Salvar” no menu superior para então salvar o processo.
6. Definir fluxos de sequência
O próximo passo para finalizar a modelagem do processo é a definição das rotas.
Para adicionar os fluxos, selecione Fluxo de Sequência no Painel de Componentes e arraste para a área de modelagem.
Com o fluxo conecte uma atividade na outra (clique no inicio da seta e arraste para cima da atividade/evento inicial e a outra ponta arraste para a atividade destino).
Repita este procedimento até ligar todas as atividades e eventos do processo, conforme imagem abaixo.
7. Definir prazo para a atividade
É possível configurar um Prazo para os usuários realizarem as tarefas. O prazo é configurado nas atividades do processo.
Para realizar esta configuração, selecione a atividade desejada e clique em Prazo nas Propriedades.
Preencher os seguintes campos:
Tipo: Selecionar a opção “Período” para permitir selecionar a unidade de tempo.
Unidade de Tempo: Define a unidade de tempo que será utilizada para execução da atividade. Exemplo: minutos, horas, dias, semanas, mês, ano.
Quantidade: Defina quantas unidades de tempo serão utilizadas para o prazo. Informe um valor inteiro.
Apenas dias úteis: Permite definir se apenas dias úteis serão considerados no prazo ou dias corridos. Em caso de somente dias úteis, o Fusion não considerará finais de semana e feriados nacionais.
Repita este procedimento para todas as atividades que desejar configurar o prazo.
Clique no botão “Salvar” no menu superior para então salvar as configurações realizadas no processo.
8. Selecionar os campos do formulário nas atividades
Quando o usuário for executar a tarefa, ele precisa preencher os campos do formulário, como por exemplo em uma Solicitação de Viagem é necessário informar os dados da viagem (origem, destino, datas, motivo, etc.) e para isso neste momento você irá aprender como selecionar os campos de cada atividade.
Os campos já estão previamente criados no formulário que foi relacionado com o processo e para selecioná-los deverá clicar sobre a atividade, onde habilitará o botão de Formulário do Processo.
Ao clicar no botão do formulário abrirá a tela de seleção de campos. Para selecionar os campos para a atividade deverá dar um duplo clique sobre o campo e você perceberá que ele aparecerá na área ao lado direito.
Depois de selecionar os campos é possível marcá-los como Editável e Obrigatório.
Editável: indica que no momento da execução o campo estará habilitado para preenchimento.
Obrigatório: indica que no momento da execução o campo será validado como preenchimento obrigatório.
Repetir este procedimento para todas as atividades do processo.
9. Validar o processo e Liberar a versão
Após realizado todos os procedimentos anteriores chegou a hora de verificar se o processo está correto.
Para isso clique no botão Validar, localizado no final do menu superior.
Será exibida a mensagem de Validação Ok.
Agora é possível liberar a versão do processo para iniciá-lo! Clique no botão Liberar localizado no menu superior.
Selecione a opção Versão Nova e clique em Salvar.
Pronto! Neste momento seu processo já está liberado para ser iniciado.