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Passos para Criar um Processo

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Bem vindo a Central de Ajuda do BPM Studio

 

BPM Studio é o módulo da Suite Fusion que permite a modelagem ou desenho dos processos de negócio, tanto para o fim de documentação, quanto para automação. O objetivo deste guia é descrever a forma mais simples de criar um processo, definir seus participantes, relacionar com o formulário, entre outras configurações básicas. Ao final você estará apto a fazer modelagens e liberar os processos para serem executados.

 

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1. Criar um novo processo

 

Para iniciar a criação do processo é necessário primeiramente preencher as propriedades básicas, são elas:

 

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Código: Informe o nome do processo workflow, por exemplo: “ Solicitação de Viagem”.

Importante: aqui temos uma exceção, pois na maioria dos campos do Fusion o campo nome não aceita caracteres especiais e espaços.

 

Título: Este campo aparecerá para o usuário final, neste caso podemos usar o mesmo valor acima por exemplo: “ Solicitação de Viagem”.

 

Descrição: Escreva neste campo uma descrição resumida do fluxo.

 

Executável: Selecionar a opção “Sim”, para que o processo seja executado posteriormente.

 

 

2. Relacionar um formulário ao processo

 

Quando o processo é selecionado como executável, serão habilitadas suas propriedades avançadas e nelas contém o campo “Formulário”. Neste campo é feito o relacionamento do processo com seu formulário.

 

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Ao clicar no campo Formulário abrirá a tela com todos os formulários cadastrados no Fusion. Pesquisar pelo formulário desejado e clicar em seu nome.

 

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3. Definir gestores ao processo

 

Os gestores do processo são os usuários responsáveis por realizar todo o acompanhamento do andamento do processo e também tem a permissão de executar a tarefa em nome de algum usuário para que o processo não fique parado.

 

Ainda nas propriedades do processo, abaixo do campo Formulário, contém o campo do Gestor. Ao clicar abrirá a tela de seleção de usuários.

 

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No campo Usuário/Papel/Grupo preencher com as letras iniciais do nome do usuário que logo aparecerá no autocomplete, em seguida clique em adicionar.

 

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Poderá ser selecionado quantos usuários forem necessários. Após concluir a seleção é necessário clicar em Salvar.

 

4. Adicionar raias e atribuir participantes

 

O primeiro componente que deve ser adicionado no processo é a Raia, é nele que são definidos os usuários executores das atividades.

 

Para criar uma raia clique no componente Raia no Painel de Componentes e arraste para a área de modelagem.

 

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Em suas propriedades, ao lado direito deverão ser preenchidos os seguintes campos:

 

Nome: Informe o nome da Raia, normalmente define-se o nome com substantivos, por exemplo: Solicitantes, Financeiro, Direção, etc.

 

Participantes: Defina o executor das atividades da raia. Os participantes podem ser usuários, papéis ou grupos. Ao clicar neste campo abrirá a tela de seleção de usuários:

 

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No campo Usuário/Papel/Grupo preencher com as letras iniciais do nome do usuário que logo aparecerá no autocomplete, em seguida clique em adicionar.

 

Poderá ser selecionado quantos usuários forem necessários. Após concluir a seleção é necessário clicar em Salvar.

 

Repita este procedimento para todas as raias que desejar criar.

 

5. Incluir eventos e atividades no processo

 

O segundo componente do processo é o Evento de Início, ele indicará onde o processo inicia.

 

Para criar um evento de início clique no componente Evento de Início no Painel de Componentes e arraste para a área de modelagem.

 

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O próximo passo é adicionar as atividades do processo. Ainda no Painel de Componentes selecione a Atividade e arraste para a área de modelagem. Repita o procedimento para todas as atividades que desejar criar.

 

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Nas Propriedades da Atividade, selecionar a opção “Usuário” no campo Tipo de Atividade.

 

E em seguida preencher também o campo:

 

Nome: Informe o nome da atividade, por exemplo: “Solicitar Férias”.

 

Repita este procedimento para todas as atividades incluídas no processo.

 

Após adicionar as atividades é necessário adicionar um evento de fim, para indicar onde termina o processo.

 

No Painel de Componentes selecionar o Evento de Fim e arrastar para a área de modelagem.

 

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Em seguida, clicar no botão “Salvar” no menu superior para então salvar o processo.

 

6. Definir fluxos de sequência

 

O próximo passo para finalizar a modelagem do processo é a definição das rotas.

 

Para adicionar os fluxos, selecione Fluxo de Sequência no Painel de Componentes e arraste para a área de modelagem.

 

Com o fluxo conecte uma atividade na outra (clique no inicio da seta e arraste para cima da atividade/evento inicial e a outra ponta arraste para a atividade destino).

 

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Repita este procedimento até ligar todas as atividades e eventos do processo, conforme imagem abaixo.

 

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7. Definir prazo para a atividade

 

É possível configurar um Prazo para os usuários realizarem as tarefas. O prazo é configurado nas atividades do processo.

 

Para realizar esta configuração, selecione a atividade desejada e clique em Prazo nas Propriedades.

 

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Preencher os seguintes campos:

 

Tipo: Selecionar a opção “Período” para permitir selecionar a unidade de tempo.

 

Unidade de Tempo: Define a unidade de tempo que será utilizada para execução da atividade. Exemplo: minutos, horas, dias, semanas, mês, ano.

 

Quantidade: Defina quantas unidades de tempo serão utilizadas para o prazo. Informe um valor inteiro.

 

Apenas dias úteis: Permite definir se apenas dias úteis serão considerados no prazo ou dias corridos. Em caso de somente dias úteis, o Fusion não considerará finais de semana e feriados nacionais.

 

Repita este procedimento para todas as atividades que desejar configurar o prazo.

 

Clique no botão “Salvar” no menu superior para então salvar as configurações realizadas no processo.

 

8. Selecionar os campos do formulário nas atividades

 

Quando o usuário for executar a tarefa, ele precisa preencher os campos do formulário, como por exemplo em uma Solicitação de Viagem é necessário informar os dados da viagem (origem, destino, datas, motivo, etc.) e para isso neste momento você irá aprender como selecionar os campos de cada atividade.

 

Os campos já estão previamente criados no formulário que foi relacionado com o processo e para selecioná-los deverá clicar sobre a atividade, onde habilitará o botão de Formulário do Processo.

 

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Ao clicar no botão do formulário abrirá a tela de seleção de campos. Para selecionar os campos para a atividade deverá dar um duplo clique sobre o campo e você perceberá que ele aparecerá na área ao lado direito.

 

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Depois de selecionar os campos é possível marcá-los como Editável e Obrigatório.

 

Editável: indica que no momento da execução o campo estará habilitado para preenchimento.

 

Obrigatório: indica que no momento da execução o campo será validado como preenchimento obrigatório.

 

Repetir este procedimento para todas as atividades do processo.

 

9. Validar o processo e Liberar a versão

 

Após realizado todos os procedimentos anteriores chegou a hora de verificar se o processo está correto.

 

Para isso clique no botão Validar, localizado no final do menu superior.

 

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Será exibida a mensagem de Validação Ok.

 

Agora é possível liberar a versão do processo para iniciá-lo! Clique no botão Liberar localizado no menu superior.

 

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Selecione a opção Versão Nova e clique em Salvar.

 

Pronto! Neste momento seu processo já está liberado para ser iniciado.