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Atividade de Usuário
Atividades de Usuário são executadas por usuários cadastrados no Fusion. Quem irá executá-la dependerá da raia em que a mesma está inserida.
Para inserir uma atividade de usuário, selecione a Atividade no Painel de Componentes e arraste para a área de modelagem, conforme imagem abaixo:
Repita este procedimento para todas as atividades que desejar incluir na modelagem.
Em seguida deverá selecionar o tipo da atividade e para isso posicione o mouse sobre o componente, clique no ícone de ferramenta e selecione o tipo "Usuário":
Cada um dos tipos de atividades no Fusion possuem suas propriedades particulares. Abaixo a imagem de exemplificação das propriedades da atividade de Usuário:
Algumas são de preenchimento obrigatório e outras apenas informativa. As propriedades estão dispostas em 7 categorias. Estas estarão descritas a seguir e suas formas de preenchimento.
Item 1 - Nome: Informe um nome para a atividade, geralmente é atribuída a ação que o usuário executará, por exemplo "Aprovação", "Revisar Contrato", "Iniciar Solicitação", entre outros.
Item 2 - Código: Este campo é apenas informativo e o Fusion preenche automaticamente com um código interno. Não é necessário realizar nenhuma alteração ou preenchimento.
Item 3 - Descrição: Escreva neste campo uma descrição resumida sobre a atividade. Sua informação aparecerá no momento de exportar a documentação do processo.
Item 4 - Tipo de Atividade: Este campo contém a mesma informação de tipo que foi selecionada no componente, neste caso o tipo Usuário. O Fusion possui quatro tipos de atividades, são elas: Usuário, Manual, Script e Envio.
Item 5 - Visível no Mobile: Neste campo por padrão aparece selecionada a opção "Sim" que indica que a atividade estará disponível para que o usuário execute via aplicativo Fusion Mobile.
Importante! Somente alguns tipos de campos deverão ser utilizados nesta primeira versão do aplicativo. (Exemplos: Número Inteiro, Texto, Número Decimal, Booleano, Data e Hora. Os demais tipos de campos poderão aparecer desformatados)
Item 6 - Formulário Padrão: Neste campo por padrão aparece selecionada a opção "Sim" que indica que o layout do formulário será o padrão do Fusion (um campo abaixo do outro e formatação padrão) e quando alterada para "Não" é possível modelar o layout do formulário através da ferramenta Form Designer (alterar a disposição dos campos, trocar a cor, inserir logo, entre outras coisas).
Item 7 - Formulário Externo: Neste campo por padrão aparece selecionada a opção "Não" que indica que o layout do formulário será o padrão do Fusion. Caso seja necessário adicionar um formulário externo para a atividade, deverá alterar para SIM e preencher o campo "URL do Formulário Externo" que será exibido, conforme imagem abaixo:
Item 8 - Permitir Retorno: Este campo é o que define se o executor da tarefa poderá ou não rejeitar uma tarefa, fazendo com que a mesma retorne para o emissor. Quando selecionada a opção "Sim" indica que o botão de Retorno estará habilitado no momento da execução da atividade e quando selecionada a opção "Não" será removido da atividade, não permitindo o retorno da mesma.
2 - Formatação
Item 1, 2, 3 e 4: Estas quatro propriedades estão relacionadas com a formatação do componente, permitindo alterar o visual através das propriedades: Cor de Fundo, Cor da Borda, Cor da Fonte e Tamanho da Fonte.
3 - Fluxo
Estes campos existem para manter a compatibilidade com versões anteriores do Fusion, pois eram eles que definiam os tipos de entrada e saída das atividades. A nova versão do BPMN 2.0 utiliza para estes casos o componente Gateway.
Item 1 - Tipo de Saída: Neste campo contém três opções para serem selecionadas, são elas:
- Paralelo: quando mais de um fluxo sair desta atividade e estes deverão seguir simultaneamente para as próximas atividades, ou seja, não haverá condição para seguir os fluxos, serão enviados para todos que saírem desta atividade.
- Exclusivo: quando mais de um fluxo sair desta atividade e estes possuírem condições a serem seguidos, neste caso o sistema irá testar as condições e enviar para o primeiro fluxo que retornar verdadeiro. No momento que retornar o primeiro verdadeiro o sistema não testará os demais fluxos.
- Inclusivo: quando mais de um fluxo sair desta atividade e estes possuírem condições a serem seguidos, neste caso o sistema irá testar todas as condições e enviar para todos os fluxos que retornarem verdadeiro.
Item 2 - Tipo de Entrada: Neste campo contém duas opções para serem selecionadas, são elas:
- Exclusivo: quando a atividade receber um fluxo de entrada ela dará sequência ao processo.
- Paralelo: quando a atividade receber todos os fluxos paralelos que estão ligados nela, então dará sequência. Neste caso a atividade ficará aguardando até que todos os fluxos paralelo cheguem até ela.
4 - Simulação
Opção desabilitada. A simulação de processo será liberada e documentada na próxima release.
5 - Avançado
Item 1 - Permissão: Este campo deve ser configurado em casos de tarefas que estão na mesma raia e a raia possui mais de um executor ou atribuição por papel/grupo. Um exemplo prático é a raia inicial do processo que geralmente é configurada para permitir que um grupo de usuários inicie o processo. Ainda neste exemplo a raia inicial possui uma outra atividade de revisão dos dados, neste caso deverá ser configurada a permissão para que quando o processo for iniciado por uma pessoa do grupo, a mesma pessoa receba a tarefa de revisão e não seja enviada para o pool.
Para configurar as permissões, ao clicar no campo Permissão abrirá a tela de configuração.
O campo Permissão Padrão possui duas opções para serem selecionadas: Proibir e Obrigar.
- Quando selecionada a opção Proibir indica que o sistema irá proibir o usuário de executar a outra tarefa, ou seja, voltando ao exemplo o usuário que executou a atividade inicial não poderá executar a atividade de revisão.
- Quando selecionada a opção Obrigar indica que o sistema irá obrigar que o mesmo usuário execute as duas tarefas, ou seja, o mesmo usuário que iniciou o processo deverá executar a tarefa de revisão.
Abaixo da Permissão Padrão contém a grid onde exibirá todas as atividades e esta mesma configuração de Obrigar e Proibir poderá ser realizada por atividade do processo, ao contrário do padrão que aplica para todos. As regras de execução são as mesmas já explicadas.
Para visualizar um exemplo prático desta configuração, acesse Configurando Prevalência.
Item 2 - Adapter de Eventos: Neste campo deverá ser incluído o caminho de onde se encontra a classe Java (Adpater). Toda vez que esta tarefa for executada, será também executado o adapter, permitindo incluir novas funcionalidades através de customizações. Para maiores detalhes consulte o suporte da Neomind.
Item 3 - Tradução: Este campo deverá ser utilizado em casos que o mesmo fluxo é utilizado em unidades que falem diferentes idiomas, sendo assim, o nome da atividade também poderá ser traduzido para o idioma corrente do usuário.
Neste campo deverá ser informado o código da tradução, que deverá estar cadastrada em Termos/Idiomas.