Navegação: Documentação > Bem-vindo à Central de Ajuda do Fusion > Gestão de Processos - BPM > Central de Tarefas

Next Top  Previous  Index

Visualizando Histórico

O Histórico permite visualizar cada passo do processo. Todas as ações tomadas serão exibidas nesta tela, e todo usuário que tem acesso à tarefa ou ao processo pode acompanhar. Esta ferramenta é essencial para saber o que já foi feito, se os prazos estão sendo cumpridos, se e-mails estão sendo enviados, entre outros informações úteis para seu negócio andar bem.

 

Para acessar todas essas informações, clique na aba Histórico. Ao clicar, será exibida a seguinte tela:

 

103

 

Item 1 - Dados do Processo: Esta área dispõe de informações do processo como o nome do solicitante, o nome do processo e a data da solicitação.

 

Item 2 - Ordenação e Filtros: Organize a visualização das tarefas que estão sendo exibidas. Além de organizar, é permitido filtrar as tarefas pendentes, deixando assim somente a tarefa desejada sendo exibida.

 

Item 3 - Tarefas Pendentes: Nesta área são exibidas todas as tarefas pendentes, ou seja, tarefas que estão aguardando para ser executadas na caixa de seus destinatários.

 

Item 4 - Status do Processo: Nesta área é possível visualizar o número de tarefas pendentes e um gráfico correspondente com a cor do status. No exemplo das imagens, estão pendentes quatro tarefas, duas delas estão com seus prazo em dia  e são exibidas na cor verde. Há uma tarefa está com seu prazo em aviso e é exibida na cor amarela. Por último, existe uma tarefa em atraso e está sendo exibida em vermelho. Esta área exibe também o status das tarefas quando o processo está em execução, e também exite o status do processo quando ele está concluído ou finalizado.

 

Além das cores dos status das tarefas, também varia a altura das barras de acordo com o número de tarefas de cada prazo. Se houverem muitas tarefas para serem executadas, aproxime o mouse no status desejado para saber o número de tarefas. A seguinte tela exibe o número de tarefas que estão com seu prazo em dia.

 

clip0352a

 

Neste exemplo foi exibido o número 2 indicando que existem duas tarefas com o prazo em dia que ainda não foram executadas.

 

Já na próxima imagem, é exibido o número de tarefas que estão em aviso.

 

clip0353a

 

Foi exibido o número 1 indicando que existe uma tarefa com o prazo em aviso que ainda não foi executada.

 

Ao aproximar o mouse na barra vermelha, é exibido o número de tarefas que estão em atraso, conforme imagem abaixo.

 

clip0354a

 

Foi exibido o número 1 indicando que existe uma tarefa com o prazo em atraso que ainda não foi executada.

 

Quando o processo estiver finalizado, seu status será exibido como na imagem abaixo:

 

clip0378a

 

Já se o processo foi cancelado, o status será exibido da seguinte forma:

 

clip0379a

 

Item 5 - Atividades Realizadas: Todas as atividades realizadas são registradas no Histórico. Além das atividades realizadas, também são registradas demais ações do processo, como as decisões, atividades de envio de e-mail, atividades de sistema, temporizador, subprocesso e também informações como motivo de transferência e recusa de tarefas.

 

Uma atividade de usuário é exibida como exibe a seguinte tela:

 

104

 

 

A atividade de usuário é exibida com apontado na imagem acima. Também é exibido o tempo em que foi executada em relação ao seu prazo. Clique para visualizar o formulário da tarefa. Atenção! Existem algumas regras para visualizar o formulário da atividade executada. Quando o processo não for público, somente o usuário que executou a tarefa e o gestor podem visualizar o formulário. Se o processo for público, todos os usuários do Fusion têm essa permissão. Para saber mais, acesse Visualização de Processos Públicos.

 

A execução de um gateway é exibida da seguinte forma:

 

clip0347a

 

Sempre que o fluxo passa por um gateway, é exibido no Histórico o ícone apontado acima com sua data e hora de execução.

 

A seguinte tela mostra como é exibido um Temporizador nas Atividades Realizadas:

 

clip0349a

 

Sempre que o fluxo do processo passar por um temporizador, ele será exibido no Histórico. Além do ícone, como apontado na imagem acima, é exibido também data e hora da execução. Se o processo não for público, somente o administrador pode clicar e visualizar o formulário da tarefa.

 

A seguinte tela exibe o Histórico de uma atividade de script que já foi executada:

 

clip0350a

 

A atividade de script é exibida com o ícone apontado acima e mostra a data e hora que foi executada.

 

A seguinte tela exibe o Histórico de uma atividade de e-mail que foi executada:

 

clip0351a

 

 

A atividade de envio é exibida com o ícone apontado acima e mostra a data e hora que foi executada.

 

Sempre que uma tarefa for recusada, será exibido um icone de três pontos. Ao expandir, é exibido o motivo da recusa da tarefa, como exibe a seguinte tela:

 

107

 

Também é possível visualizar o motivo da transferência de tarefa de um usuário para outro clicando nos três pontos, conforme imagem abaixo.

 

105

 

O agrupador das Atividades Realizadas mostra também um diferencial quando a tarefa executada é do subprocesso. Nessas tarefas, será exibido um ícone como apontado na seguinte imagem:

 

106

 

 

Pronto! Agora você já conhece todas as funcionalidades do Histórico.