Navegação: Documentação > Bem-vindo à Central de Ajuda do Fusion > Gestão de Processos - BPM > Passos para Criar um Processo

Next Top  Previous  Index

Configurando Processo Relacionado

Os processos relacionados auxiliam na execução de processos que possuem ligação, mas que nem sempre precisam ser iniciados. Por exemplo: Em um processo da área da qualidade onde está sendo investigado alguma não conformidade, a qualquer momento o usuário pode iniciar um ou mais processos de investigação, iniciando um plano de ação para tomar ações imediatas e/ou preventivas. Mas a iniciação desse processo relacionado, além de não ser obrigatória, também pode ser iniciada a qualquer momento do processo,  ou seja, ser inciado na execução de qualquer tarefa.

 

A configuração do processo relacionado começa criando campos nos formulários dos dois processos, o principal e o relacionado. O exemplo a seguir vai demonstrar o relacionamento entre o processo Solicitação de Bolsa de Estudos com o processo Cotação de Valores de Cursos. Para realizar a configuração no formulário do processo principal, acesse Formulários -> Configurar -> Dinâmicos e clique no ícone de Editar, conforme tela abaixo:

 

clip0270a

 

Crie no processo principal, que no exemplo é o processo Solicitação de Bolsa de Estudos, um campo do tipo E-Form que chame o processo relacionado Cotação de Valores de Cursos. Em Campos, clique em Novo, conforme tela abaixo:

 

clip0271a

 

Preencha os campos Nome e Título como exibe a seguinte tela:

 

clip0272a

 

Role a tela e selecione em Tipo a opção E-Form. Selecione o formulário do processo relacionado. Preencha os campos Selecionável e Lista com Sim. Estas configurações indicam que o processo principal poderá ter uma lista de processos relacionados.

 

clip0274a

 

Clique em Ok para concluir a criação do campo e novamente em Ok para concluir a edição do formulário.

 

No formulário do processo relacionado, também é necessário criar um campo vinculando ele ao processo principal. Para isso, no formulário do processo relacionado, que no exemplo é o processo Cotação de Valores de Cursos, clique no ícone de Editar, como exibe a seguinte tela:

 

clip0275a

 

Em Campos, clique em Novo, conforme tela abaixo:

 

clip0276a

 

Preencha os campos Nome e Título, como exibe a seguinte tela:

 

clip0277a

 

Role a tela e no campo Tipo selecione a opção E-Form. Selecione o formulário do processo principal, que no exemplo é o formulário Solicitação de Bolsa de Estudos. Preencha o campo Selecionável com Sim e o campo Lista com Não. Estas configurações indicam que o processo relacionado poderá somente ter um processo principal, ou seja, somente um processo irá iniciá-lo.

 

clip0278a

 

 

Clique em Ok para concluir a criação do campo e novamente em Ok para concluir a edição do formulário. Pronto! Já estão criados os dois campos, um no formulário do processo principal e outro no formulário do processo relacionado.

 

Agora é preciso configurar no modelo do processo principal quem é seu processo relacionado. Para isso, acesse Processos -> Configurar -> Gerenciar Modelos de Processos, e clique no processo principal, como exibe a seguinte tela:

 

clip0281a

 

Ao clicar, será exibido o modelo do processo no BPM Studio. Nas configurações, clique em Processos Relacionados, conforme imagem abaixo:

 

clip0282a

 

Crie um processo relacionado clicando em Novo, como exibe a seguinte tela:

 

clip0283a

 

Ao clicar em Novo, serão exibidos os seguintes campos de configuração:

 

clip0284a

 

Todos os campos são de preenchimento obrigatório. Estes estão descritos a seguir e suas formas de preenchimento:

 

Item 1 - Processo: Selecione o processo relacionado. No exemplo, selecione o processo Cotação de Valores de Cursos.

 

Item 2 - Síncrono: Marque Sim para que quando for iniciado um processo relacionado em uma determinada atividade, o usuário não conseguirá avançar o processo principal enquanto o relacionado não finalize, ou seja, a tarefa passa a ser dependente do processo que foi iniciado. Marque Não para que o processo principal continue sendo executado e até finalizado mesmo que o processo relacionado ainda esteja em execução.

 

Item 3 - Campo de referência do pai: Selecione o campo que foi criado no formulário principal e aponta para o formulário relacionado. Por exemplo: Ao expandir os campos do processo Solicitação de Bolsas de Estudos, selecione o campo que aponta ao processo relacionado Cotação de Valores de Cursos, como exibe a seguinte tela:

 

clip0285a

 

Após selecionar, clique em Ok.

 

Item 4 - Campo de referência do relacionado: Selecione o campo que foi criado no processo relacionado e aponta para o formulário principal. Por exemplo: Ao expandir os campos do processo Cotação de Valores de Cursos, selecione o campo que aponta ao processo principal Solicitação de Bolsa de Estudos, como exibe a seguinte tela:

 

clip0286a

 

Após selecionar, clique em Ok.

 

Pronto! Libere nova versão e já está criado seu processo relacionado! Para aprender a iniciar um processo relacionado, acesse Processos Relacionados.