Navegação: Documentação > Bem-vindo à Central de Ajuda do Fusion > Gestão de Processos - BPM > Passos para Criar um Processo
Configurando Processo Relacionado
Os processos relacionados auxiliam na execução de processos que possuem ligação, mas que nem sempre precisam ser iniciados. Por exemplo: Em um processo da área da qualidade onde está sendo investigado alguma não conformidade, a qualquer momento o usuário pode iniciar um ou mais processos de investigação, iniciando um plano de ação para tomar ações imediatas e/ou preventivas. Mas a iniciação desse processo relacionado, além de não ser obrigatória, também pode ser iniciada a qualquer momento do processo, ou seja, ser inciado na execução de qualquer tarefa.
A configuração do processo relacionado começa criando campos nos formulários dos dois processos, o principal e o relacionado. O exemplo a seguir vai demonstrar o relacionamento entre o processo Solicitação de Bolsa de Estudos com o processo Cotação de Valores de Cursos. Para realizar a configuração no formulário do processo principal, acesse Formulários -> Configurar -> Dinâmicos e clique no ícone de Editar, conforme tela abaixo:
Crie no processo principal, que no exemplo é o processo Solicitação de Bolsa de Estudos, um campo do tipo E-Form que chame o processo relacionado Cotação de Valores de Cursos. Em Campos, clique em Novo, conforme tela abaixo:
Preencha os campos Nome e Título como exibe a seguinte tela:
Role a tela e selecione em Tipo a opção E-Form. Selecione o formulário do processo relacionado. Preencha os campos Selecionável e Lista com Sim. Estas configurações indicam que o processo principal poderá ter uma lista de processos relacionados.
Clique em Ok para concluir a criação do campo e novamente em Ok para concluir a edição do formulário.
No formulário do processo relacionado, também é necessário criar um campo vinculando ele ao processo principal. Para isso, no formulário do processo relacionado, que no exemplo é o processo Cotação de Valores de Cursos, clique no ícone de Editar, como exibe a seguinte tela:
Em Campos, clique em Novo, conforme tela abaixo:
Preencha os campos Nome e Título, como exibe a seguinte tela:
Role a tela e no campo Tipo selecione a opção E-Form. Selecione o formulário do processo principal, que no exemplo é o formulário Solicitação de Bolsa de Estudos. Preencha o campo Selecionável com Sim e o campo Lista com Não. Estas configurações indicam que o processo relacionado poderá somente ter um processo principal, ou seja, somente um processo irá iniciá-lo.
Clique em Ok para concluir a criação do campo e novamente em Ok para concluir a edição do formulário. Pronto! Já estão criados os dois campos, um no formulário do processo principal e outro no formulário do processo relacionado.
Agora é preciso configurar no modelo do processo principal quem é seu processo relacionado. Para isso, acesse Processos -> Configurar -> Gerenciar Modelos de Processos, e clique no processo principal, como exibe a seguinte tela:
Ao clicar, será exibido o modelo do processo no BPM Studio. Nas configurações, clique em Processos Relacionados, conforme imagem abaixo:
Crie um processo relacionado clicando em Novo, como exibe a seguinte tela:
Ao clicar em Novo, serão exibidos os seguintes campos de configuração:
Todos os campos são de preenchimento obrigatório. Estes estão descritos a seguir e suas formas de preenchimento:
Item 1 - Processo: Selecione o processo relacionado. No exemplo, selecione o processo Cotação de Valores de Cursos.
Item 2 - Síncrono: Marque Sim para que quando for iniciado um processo relacionado em uma determinada atividade, o usuário não conseguirá avançar o processo principal enquanto o relacionado não finalize, ou seja, a tarefa passa a ser dependente do processo que foi iniciado. Marque Não para que o processo principal continue sendo executado e até finalizado mesmo que o processo relacionado ainda esteja em execução.
Item 3 - Campo de referência do pai: Selecione o campo que foi criado no formulário principal e aponta para o formulário relacionado. Por exemplo: Ao expandir os campos do processo Solicitação de Bolsas de Estudos, selecione o campo que aponta ao processo relacionado Cotação de Valores de Cursos, como exibe a seguinte tela:
Após selecionar, clique em Ok.
Item 4 - Campo de referência do relacionado: Selecione o campo que foi criado no processo relacionado e aponta para o formulário principal. Por exemplo: Ao expandir os campos do processo Cotação de Valores de Cursos, selecione o campo que aponta ao processo principal Solicitação de Bolsa de Estudos, como exibe a seguinte tela:
Após selecionar, clique em Ok.
Pronto! Libere nova versão e já está criado seu processo relacionado! Para aprender a iniciar um processo relacionado, acesse Processos Relacionados.