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Visualizando Documentos
O Fusion Platform dispõe do visualizador universal, para que o usuário não necessite de programas instalados para visualizar documentos publicados no sistema. Este visualizador converte o arquivo, gerando uma imagem e exibindo ao usuário. Com o visualizador é possível também restringir que o usuário copie e imprima os documentos. O Visualizador é capaz de gerar imagem de arquivos como PDF, Power Point, Word, TXT, Excel, Jpeg, PNG entre vários outros formatos.
Atenção! No caso do Microsoft Office, o visualizador de documentos do Fusion não é compatível com macros.
A Visualização de documentos permite consultar dados sem realizar modificações. Para visualizar documentos, acesse Documentos -> Central de documentos. Como mostra a seguinte imagem:
Na listagem de documento, clique em cima do documento, então o mesmo deverá abrir em modo de visualização, como exibe a seguinte tela:
Nota: Todas as abas ficam acessiveis em modo de visualização, caso seja necessário realizar alguma alteração clique para editar o documento.
No campo superior esquerdo do visualizador é exibido o ícone Mostrar Menu, como exibe a seguinte imagem:
Ao clicar em Mostrar Menu, são exibidas as miniaturas das páginas do documento. Essa visualização auxilia na visualização ao buscar uma página específica.
Ao lado da opção Mostrar Menu possuí uma seta de ações para que o usuário possa alterar de miniaturas para modo lista a visualização das páginas.
Para realizar configurações básicas na visualização do documento, clique no ícone de Configurações no canto superior direito para que seja exibida a seguinte tela:
Utilizar contador de páginas geral: Selecione para que as páginas sejam numeradas pelo número total de páginas de todos os documentos que o visualizador apresenta. Desmarcando esta opção, as páginas só serão numeradas pelo número de páginas de cada documento. Por exemplo: Marcando esta opção, se dois documentos estão sendo exibidos no Visualizador e o primeiro contém 50 páginas, a marcação da primeira página do segundo documento estará com a numeração 51. Desmarcando a opção, a primeira página do segundo documento estará com a numeração 1.
Exibir faixa de páginas por documento: Marque para que o documento, no menu, exiba o número de páginas, como exibe a seguinte imagem:
Nota: Nas configurações exibe a opção Clarear plano de fundo onde é possível selecionar para que o fundo fique de uma cor clara, facilitando a visualização do documento.
É possível criar comentários no documento. Para isso, clique no ícone de Adicionar Comentário, conforme exibe a seguinte imagem:
Os comentários adicionados ficam disponíveis para visualização de todos os usuários que tiverem acesso ao documento. Para encontrar comentários no documento, clique no ícone de Comentários.
Para saber mais sobre como criar e visualizar comentário no documento clique aqui.
Na parte inferior do documento é disponibilizado o menu Paginação. Nele é possível visualizar a informação de quantidade de páginas que o documento possui e da página que o documento está atualmente. Na paginação também é disponível a navegação entre páginas, com botões de Primeira Página, Página Anterior, Próxima Página e Última Página.
Na parte superior são exibidos menus que dispões diferentes formas de visualizar o documento. A seguinte imagem mostrar as opções de zoom do visualizador:
No campo de zoom, é exibido o zoom o valor em porcentagem do tamanho do documento.
Clique no ícone de Diminuir para reduzir o zoom do documento.
Clique no ícone de Aumentar para amplificar o zoom do documento.
Clique na opção de Tamanho da Página para que uma página do documento seja exibida por completo no visualizador.
Clique na opção de Tamanho Original para que o documento seja exibido em 100%, no seu tamanho original.
Ao lado ícone de configurações, é exibida a opção para Abrir Tela Cheia para que o documento seja exibido em toda a tela do Fusion. Conforme mostra a seguintes imagem:
Para sair, clique no ícone de Fechar no canto superior direito.
No visualizador, é possível abrir mais de um documento. Para isso, na navegação de documentos, selecione mais de um documento e clique na seta de ações de um dos documentos e selecione a opção Visualizar selecionados, como exemplifica a seguinte tela:
Ao clicar em Visualizar selecionados, são abertos todos os documentos selecionados no Visualizador. A seguinte tela exibe a visualização quando mais de um documento é selecionado:
Durante a visualização do documento é possível selecionar a opção de mãozinha para poder navegar no documento de uma melhor forma. Ao selecionar essa opção exibirá um ícone, como mostra na seguinte imagem:
O usuário também pode pesquisar dentro do documento durante a sua visualização, clique no ícone de lupa que é exibido na barra superior.
Para saber como realizar pesquisas no documento clique aqui.