Navegação: Documentação > Bem-vindo à Central de Ajuda do Fusion > Business Process Analysis - BPA/BI > Criando um Relatório Simples > Modelando um Relatório Completo > Criando Campos em Relatório

Next Top  Previous  Index

Criando Campos do Tipo Calculado

A utilização de campos calculados é necessária quando houver a necessidade de criar um campo no relatório que contenha determinada fórmula entre campos do formulário. Por exemplo: Em um formulário de compras, existem os campos Valor e Quantidade. Ao criar o relatório, para exibir o valor total de cada compra, é preciso criar um campo no relatório que exiba o resultado da multiplicação desses dois campos do formulário.

 

Na criação de relatórios, selecione Relatório Padrão. Ao selecionar, serão exibidos campos referentes à criação de um relatório padrão. Para criar um campo calculado, em Campos, clique em Novo, como exibe a seguinte imagem:

 

2mf141202.00552

 

Ao clicar em Novo, é exibida a tela para configurações de campo. No campo Tipo, defina o tipo de campo será adicionado no relatório. Selecione Campo Calculado. Ao selecionar esta opção, são exibidos os seguintes campos:

 

2mf141202.00555

 

Todos os campos são de preenchimento obrigatório. Estes estarão descritos a seguir suas formas de preenchimento.

 

Item 1 - Campo: Crie um código ao campo do relatório. Criando, fica possível criar fórmulas utilizando este campo. Seu preenchimento é obrigatório, não aceita espaço, caracteres especiais e deve ser único, não havendo outro código de campo igual no mesmo relatório.

 

Item 2 - Fórmula: Insira a fórmula que será exibida no campo do relatório. Para isso, insira o símbolo de $ antes do código do campo que deseja. Exemplo: $valor * $quantidade.

 

Item 3 - Calculado na Query: Selecione Sim para que a fórmula seja calculada no banco de dados. Selecionando Não, a fórmula é calculada no Fusion.

 

Item 4 - Totalizador: O totalizador é utilizado para exibir ao fim do relatório informações de quantidades totais de determinados campos.

Selecione Não para que os dados do campo sejam exibidos apenas como um campo, não sendo um totalizador.

 

Selecionando Sim para que os dados do campo inserido no campo Fórmula seja exibido ao final do relatório. Atenção! O Totalizador deve ser utilizado apenas para campos numéricos. Ao selecionar, será exibido o campo Tipo do Totalizador, como exibe a seguinte imagem:

 

2mf141202.00569

 

Em Tipo do Totalizador é possível definir se o valor final deve ser exibido em números decimais ou números inteiros.

 

Selecione Número Decimal para que o resultado da fórmula seja exibida também em valor decimal. Ao selecionar esta opção, será exibido o campo Casas Decimais, onde é possível definir os números de casas decimais.

 

Selecione Número Inteiro para que seja inserido um valor inteiro. Ao selecionar esta opção, é retirado de exibição o campo Casas Decimais.

 

Ao concluir o preenchimento do campo, clique em Ok.