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Assinando Documento

A assinatura digital equivale a uma assinatura física, possui o mesmo valor e demonstra que o usuário assinou o documento de forma comprovada. Para realizar uma assinatura digital, é necessário obter primeiro um cartão de assinatura. Assine um documento acessando Documentos -> Central de Documentos, clique para editar o documento onde o tipo já foi configurado para receber assinatura (caso ainda não tenha configurado o tipo de documento, clique aqui), como exibe a seguinte tela:

 

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Os campos ficarão habilitados para edição, se o campo de arquivo foi configurado para receber assinatura digital, será exibido o campo Assinar nas ações do documento.

 

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Clique para assinar digitalmente o documento. Ao clicar, será exibida a seguinte mensagem:

 

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Essa tela será exibida somente na primeira vez que o usuário for assinar um documento, nas demais vezes o FusionBOX já estará instalado e configurado, então irá apenas solicitar a senha da assinatura.

Clique em Download para baixar o instalador.

 

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O download do instalador irá iniciar automaticamente.

 

Passo 1: Execute os passos da instalação. Para saber mais, acesse Instalando o FusionBOX.

 

Passo 2: Clique na opção Executar deverá abrir uma pop up, clique na opção Abrir FusionBox.

 

Após realizada as configurações, será solicitado o código PIN, que é a senha da assinatura, e clique em Enviar, conforme imagem abaixo:

 

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Para efetivar sua assinatura clique em Assinar, conforme mostra a seguinte tela:

 

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No campo arquivo então será exibido um ícone de chave indicando que o documento esta assinado digitalmente.

 

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Nas ações do documento será exibido uma opção para realizar Download do documento assinado, conforme imagem abaixo:

 

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Ao clicar, será automaticamente baixado um arquivo PDF com o documento assinado. A assinatura ficará visível no final da primeira página do arquivo.

 

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Atenção! Se o documento for posteriormente editado, o documento ficará sem assinatura, pois as edições feitas valem apenas até o momento da emissão da assinatura. Após edição, insira novamente a assinatura no documento. Se a assinatura do documento for obrigatória, o usuário que realizou a edição do documento também terá que inserir sua assinatura.

 

Caso seja necessário é possível remover a assinatura de um documento, para isso clique na seta de ações do documento e clique na opção Remover Assinatura, como exibe a seguinte tela:

 

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Após assinatura removida, não exibirá mais o ícone de assinatura no documento.